ESPAÇO DO LEITOR - SETEMBRO/2019

Livro:  Saiba mais sobre os imigrantes
Resumo escrito pelo aluno: Gustavo Henrique Borges de Oliveira
Turma: F1


Resumo: Esse livro fala sobre os imigrantes que chegaram ao Brasil, imigrantes de todos os lugares do mundo. Eles se movimentam de um lugar para o outro em busca de melhores condições de vida e de uma boa oportunidade de emprego. Os imigrantes trouxeram muitas de suas tradições e culturas, principalmente os portugueses e os africanos. Dos portugueses, por exemplo, nós herdamos a língua e o gosto por bacalhau. Os africanos trouxeram a feijoada, o berimbau, entre outros. 
      Em 1748 chegaram ao Brasil muitas famílias portuguesas da Madeira e de Açores que vieram povoar Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Em 1808 houve a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Em 1812 chegaram 400 chineses para trabalhar no Rio de Janeiro. Em 1808 , 1700 suíços fundaram Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.  
       No início das imigrações, as viagens da Europa para o Brasil eram feitas em barcos a vela e poderiam demorar até 60 dias. Já no final do século XIX, com os navios a vapor, as viagens passaram a ser mais rápias. 
     Os alemães chegaram em 1824 e foram para os estados do sul, depois vieram os espanhóis, italianos e japoneses.
        Com tantos imigrantes, o Brasil é um país com uma riqueza de raças, línguas, credos, ritmos. 


Comentário: Parabéns pela pesquisa Gustavo. Você aprendeu muito sobre os imigrantes com este gibi. Realmente graças a imigração nosso país é rico em cultura pois assimilamos um pouco da cultura de cada povo que aqui chegou. Em São Paulo por exemplo, existem bairros que são habitados em sua maioria por imigrantes de algum país, como é o caso do Bairro da Liberdade que retrata a cultura japonesa.  Em Santa Catarina podemos ver um pouco da cultura alemã principalmente nas construções. 





Renata Cristina Serradourada


😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Livro:  O melhor presente
Resumo escrito pelo aluno: Thálita
Turma: F2

Resumo: Esse livro fala sobre uma menina chamada Melissa que conheceu um ET. Ele tinha um nome bem esquisito mas ela chamava ele de Xuxu. Ele deu um minidestrambelhador para ela de aniversário só que a mãe dela sem querer jogou no lixo o equipamento e xuxu falou que depois iria buscar outro para Melissa. 
 
Comentário: Parabéns Thálita. Resumiu direitinho. Será que os leitores estão curiosos para saber o que seria um minidestrambelhador? Então vamos ter que ler o livro para descobrir.

Renata Cristina Serradourada





😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅


Livro:  O monstro do mar
Resumo escrito pelo aluno: Eduarda
Turma: F2


Resumo: O que eu entendi foi que tinha uma linda sereia, muito triste porque os animais marinhos estavam muito doentes por causa da poluição do monstro marinho que come lixo. Então os irmãos que estavam junto com a sereia foram acabar com o monstro marinho e quando eles acabaram com o monstro do mar tudo ficou limpo de novo e tudo voltou ao normal.
 
Comentário: Parabéns Eduarda. Eu tenho um pálpite de quem seria esse monstro. E você?

Renata Cristina Serradourada




😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅




Livro:  Saiba mais sobre o folclore
Resumo escrito pelo aluno: Eduardo Ernane Dutra Sampaio
Turma: F1


Resumo: Esse livro fala sobre o nosso folclore. Que é uma palavra que vem do inglês e significa conhecimento do povo. Muitas pessoas acham que  folclore são só as lendas, mas não! Ele também está nas festas, nas danças, no artesanato e até na culinária. O folclore é composto por várias lendas como o Boitatá, o Caipora, o Curupira e a Mula-sem-cabeça, o Lobisomem, a Iara e o Saci-Pererê. O folclore está presente nas músicas, nas brincadeiras, enfim. O folclore é tudo isso. Até  ditados populares. O folclore é a mistura de várias culturas. Tudo de bom e criativo que o nosso povo possui. 

Comentário: Parabéns Eduardo. Ficou muito bom o seu resumo. Vejo que você aprendeu muito sobre folclore com a turma da Mônica. O folclore realimente está presente no nosso dia a dia e é transmitido de geração em geração. 

Renata Cristina Serradourada

😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Livro:  Saiba mais sobre Aleijadinho
Resumo escrito pelo aluno: Gustavo Henrique Borges de Oliveira
Turma: F1


Resumo: Esse gibi fala sobre um dos maiores escultores brasileiros: Aleijadinho! Sua história começa no século XVIII, em Vila Rica, a capital de Minas Gerais na época... O Aleijadinho, que se chamava Antônio Francisco Lisboa, nasceu em Vila Rica no dia 29 de agosto. Ele era filho do arquiteto Manuel Francisco Lisboa. Já adulto, por volta do ano de 1761, ele fez um busto feminino. 
      Aleijadinho projetava fachadas de igrejas, desenhava motivos decorativos, entalhava e criava imagens de santos. Em Sabará, ele fez o ornamento da porta da igreja de Nossa Senhora do Carmo. Já em São João Del Rel, fez esculturas e a imagem de São João Evangelista. Mas entre todas as suas obras, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais famosas. 
         Aleijadinho sofreu de uma doença grave que afetou suas mãos, pés e até sua visão. O mais provável é que tenha sido Hanseníase.  Com o passar dos anos Aleijadinho precisou amarrar um martelo em suas mãos para trabalhar pois já tinha perdido alguns dedos. Ele também fez toda a dramatização da Paixão de Cristo, como a ceia, a coroação e a cruz. Fez também os doze profetas, Isaías, Jeremias, Baruc entre outros. 
            Aleijadinho morreu no dia 18 de novembro de 1814 e foi enterrado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. 

Comentário: Excelente  sua pesquisa,  Gustavo. Parabéns. Aleijadinho foi um grande homem pois não deixou que as adversidades da vida destruíssem os seus sonhos. Ele lutou até o fim para mostrar ao mundo o seu talento e nunca deixou que a doença o limitasse. Essas são algumas de suas obras. 





Renata Cristina Serradourada


😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅


Livro:  Saiba mais sobre a água
Resumo escrito pelo aluno: Lucas Gabriel
Turma: F1


Resumo: A água é um importante requisito para a nossa vida e a vida no nosso planeta. Então por isso mesmo temos que cuidar dela para sobrevivermos. Existem várias formas de resolver o problema do desperdício de água e isso foi abordado neste gibi: tomar banho mais rápido, não deixar torneiras pingando, escovar os dentes com torneira fechada, etc. 

Comentário: Muito bom seu resumo, Lucas. É isso mesmo, a água é a maior riqueza do nosso planeta pois sem ela todas as formas de vida perecerão. Por isso temos que usar esse recurso sem desperdiçar. 


Renata Cristina Serradourada


😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Livro:  Saiba mais sobre nutrição
Resumo escrito pelo aluno: Iandeyara de Jesus Brito
Turma: E1


Resumo: Hoje eu aprendi sobre nutrição, sobre as doenças que podem ser causadas se não comermos bem. Eu aprendi que comer em quantidade exagerada leva á obesidade e excesso de peso. E comer em quantidade insuficiente leva à desnutrição e ao baixo peso. 
    No Brasil o estudo sobre nutrição surgiu no decorreu de 1930 a 1940, mas foi só em 31 de agosto de 1949 que foi fundada a ASBRAN ( Associação Brasileira de Nutrição). A partir de então, o dia 31 de agosto é considerado o dia do nutricionista. 
     Eu também aprendi sobre as leis da alimentação (da quantidade, qualidade, proporção e da adequação). Eu gostei bastante desse gibi porque ele ensina muito sobre os componentes de uma boa nutrição.  

Comentário: Amei o seu resumo Iandeyara. Parabéns. É isso mesmo. Temos que nos alimentar com equilíbrio. Nem comer demais e nem comer de menos. E nos alimentarmos com um pouco de cada nutriente que o nosso organismo precisa pois cada alimento tem a sua função no nosso corpo. 


Renata Cristina Serradourada

😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Livro:  Desastrem na mata 
Resumo escrito pelo aluno: Isadora Nunes da Cruz
Turma: F2

ResumoO livro conta a história de um menino chamado Tavinho, que viajava muito de avião com o seu pai. Tavinho e o pai dele pensavam que os índios eram perigosos e seres inferiores. Enquanto eles sobrevoavam a Floresta Amazônica, o motor do avião falhou e eles tiveram que fazer um pouso forçado no meio de uma aldeia de índios. O piloto e o pai de Tavinho ficaram muito machucados mas os índios de lá ajudaram eles. 
    No início Tavinho estava com medo dos índios, mas ele aprendeu que na verdade os índios é que deveriam ter medo dele. Tavinho e seu pai aprenderam que os índios não são perigosos e que na verdade os índios não são inferiores. Em muitas coisas são bem superiores a nós. 

Comentário: Parabéns Isadora. Ficou ótimo seu resumo. Em alguns pontos precisamos aprender muito com os índios, principalmente no respeito à natureza. Nenhuma cultura é inferior ou superior à outra. São apenas diferentes e fazem parte da tradição de um povo. 

Renata Cristina Serradourada

😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Livro:  Saiba mais sobre ecologia e meio ambiente
Resumo escrito pelo aluno: Katariny
Turma: F2

Resumo: Neste livro eu aprendi um montão de coisas sobre o meio ambiente. Dentre elas eu aprendi muitas coisas sobre a polução do ar, a reciclar o que consumimos, a reduzir o consumo de água e de energia, etc.
    A ar poluído contém muitos gases tóxicos gerados pelas queimadas, pelas indústrias e pelos automóveis. A poluição se mistura com as nuvens produzindo a chuva ácida. Também é muito importante reutilizar as coisas porque se não reutilizarmos acabamos prejudicando o meio ambiente. Muitas pessoas jogam o lixo no rio,  no mar, ou nos lixões a céu aberto e isso não esta certo. 

Comentário: Parabéns Katariny. Ficou muito bom o seu resumo. É muito importante mesmo o consumo consciente e o descarte correto do lixo pois muita coisa pode ser reciclada diminuindo o uso de matéria prima como a madeira, por exemplo.  

Renata Cristina Serradourada

😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅


Livro:  Saiba mais sobre a Amazônia
Resumo escrito pelo aluno: Ana Grasielle

Turma: F2


Resumo: Eu entendi que a mãe natureza aparece para o Chico Bento e mostra cada coisa legal e linda da Amazônia! Mas também mostra as coisas que os humanos faziam com a natureza: poluindo os mares e rios, cortando as árvores, etc. Chico falou que  ia dar um jeito neles. E foi o que eu entendi. 

Comentário: Muito bom Ana Grasielle. Simples e objetivo o seu resumo. A Amazônia é um dos habitats mais ricos da natureza, com milhares de espécies animais e vegetais que precisam ser preservadas. 


Renata Cristina Serradourada






😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS

ESPAÇO DO LEITOR - ABRIL - 2019